Saturday, November 19, 2005

Fossa Dei Leoni - O fim de um mito

Desde que comecei a acompanhar o movimento ultra mais de perto , á cerca de 10 anos , que a Fossa Dei Leoni foi um dos meus grupos preferidos. Se me perguntarem porquê , nem explicar bem , fascinava-me todas aquelas gigantescas coreografias na Curva Sud , todas aquelas espectáculos de fumaradas. Tudo ali me deixava de boca aberta , era música para os meus ouvidos. Lembro-me bem , de um jogo em que o Benfica defrontou o Milão , em 1994-1995 , e eu passei quase o jogo todo de olho na Fossa e pouco olhei para o relvado. Com o passar dos anos , fui olhando de uma maneira diferente para este grupo , e agora não me intressava só os seus grandiosos espectáculos , isso havia muitos em Itália a fazer , mas passei-me a intressar também pela sua mentalidade.Era sem dúvida um daqueles grupos míticos.
Surpreendentemente para mim , esta semana fui confrontado com a extinção deste grupo. Nem queria acreditar. Procurei informações junto de amigos e todos me confirmaram. Acabavam assim , 37 anos de história. Uma história riquissíma , que elvou entre todos verdadeiros ultras a Fossa Dei Leoni a lenda.
Os motivos ainda não foram devidsamente esclarecidos e as versões são várias. Uns afirmnam que foi por causa do episódio da faixa roubada , mas para mim esse é um problema falso , pois não foi a primeira nem seria a última faixa a ser roubada.Talvez os verdadeiros motivos sejam mais profundos , e tenham a ver com a mercantilização do futebol e a lguns problemas internos no grupo.É pena , pois via na Fossa Dei Leoni um grupo de referencia para o combate que todos temos que travar contra este futebol , que não é já o futebol que tanta paixão nos despertou.

No comments: