Wednesday, August 17, 2005

O Movimento Ultra em Saint-Etienne


Depois de a algumas semanas ter-vos falado aqui dos Ultras do Lyon , vou agora falar-vos um pouco dos seus grandes rivais , os Ultras do Saint-Etienne , para mim , claramente dos melhores grupos de França.

A Cidade
Saint-Etienne é uma cidade situada no sul da França. A indústria metalúrgica constitui a principal actividade dos seus habitantes. Na sua maioria são pessoas com nível de vida médio/baixo , mas cuja característica principal é a sua combatividade.Combativos , como as equipas que permitiram ao clube fazer história e lenda no futebol francês.
A Equipa
Clube de grandes tradições no futebol gaulês , fundado em 1920, e que , durante um largo período, representou dignamente a França nas competições europeias , chegando inclusivamente a disputar uma final da Taça dos Campeões , sendo derrotada pelo Bayern de Munique.O ASSE , foi 10 vezes campeão de França , a última em 1981, tendo ganho 6 Taças do seu país , sucessos conseguidos sobretudo durante os anos 60 e 70. Estas foram as décadas em que a estrela verde e branca brilhou mais. A partir dos anos 80, a equipa veio progressivamente a perder o seu prestígio.
O Estádio
A lenda de Saint-Etienne não se fica só pela história da sua equipa. Ela compreende também , uma parcela que dá pelo nome de "Geoffroy-Guichard". Estádio mítico , que possui como alcunha, "Caldeirão Verde". Porque? Simplesmente porque desde sempre , a cidade , a região , mas também o país apoiam com fervor a sua equipa , fazendo do "caldeirão" um estádio temido por todos , pois aterrorizava e enervava os adversários , ao mesmo tempo que motivava os jogadores da casa. Durante os já referidos anos 60-70 e princípios de 80 , viveu-se aqui uma autêntica "Febre Verde".
Os Ultras
Em 1983 surge o primeiro grupo de apoio ao ASSE , dava pelo nome de "Fan-Club" e situava-se na curva norte do estádio Geoffroy-Guichard. Este grupo , relativamente organizado , foi reconheciso pelo Saint-Etienne. Mas o seu pouco dinamismo no "Kop"levou a que em 1988 aparecesse um outro grupo , os "Fighters" , inspirados num grupo da Juventus de Itália. Para os mais velhos do "Kop" , este novo grupo "Fighters" , era visto como o filho do"Fan-Club" , e tudo o que fizesse , nunca deveria por em causa o "Fan-Club". Com os "Fighters" , o movimento ultra inicia-se em St.Etienne , fundamentalmente pelo esboçar dos primeiros tifos (balões , bandeiras gigantes , tochas , etc.). Este grupo durou apenas 3 anos , desaparecendo em 91-92. Os "Fighters" seguiam o modelo italiano , bem organizados e possuindo bom material, no entanto , o seu desaparecimento ficou a dever-se fundamentalmente , aos novos dirigentes do grupo se fecharem sobre eles próprios , esquecendo-se dos membros. Um grande negócio!!
Assim , depois do desaparecimento dos "Fighters", alguns dos seus dissidentes formaram os Magic Fans , com o objectivo de dar um novo folego ao Geoffroy-Guichard , retomando o movimento ultra em St.Etienne.
A partir de 1991 , os Magis Fans passam , portanto , a ser o principal motor de animção do ASSE. Possuiam imagem de marca e bombers cor de laranja (viradoos do avesso) e como símbolo uma caveira. Nesta época o clube revela-se um pouco hostil a este novo grupo , tentando eliminá-lo no início da época de 92-93 , mas nada disso se veio a verificar , e pelo contrário , o grupo ganhou muito mais força.
1992 fica marcado pelo nascimento de um outro grupo , os Green Angels . No princípio não reivindicam o nome de ultras , contudo durante a mesma época realizam bom material e inclusivamente as primeiras deslocações.
O grupo nasce verdadeiramente em Agosto de 92 ,. no jogo com o Nimes , começando a sua ascenção , cimentada principalmente nos grandes laços de amizade e camaradagem entre os seus membros. Nos anos seguintes consegue atingir os 350 elementos , embora actualmente possua um número inferior , devido aos maus resultados desportivos do seu clube.
Modelo Italiano
Vendo a curva norte do estádio do ASSE , podemos notar facilmente que este movimento de adeptos (idêntico a muitos outros em França ) , inspira-se explicitamente no modelo italiano. Quer nos cânticos , quer nas coreografias é fácil compreender e reconhecer o estilo transalpino.
Os espectáculos produzidos são já numerosos no currículo dos ultras do St.Etienne , e aliado a isto está também a imponência e notável imaginação que caracteriza muitos deles.
São na sua maioria realizados através de um grande numero de cartolinas , tochas , bandeiras e panos gigantes.
A nível vocal o ambiente é extraodinário.
Amizades
Oficialmente não existe qualquer gemellagio com qualquer grupo. No entanto , é sabido que têm boas relações com a Brigate Ultra Mulhouse e também com os Ultras e Devils do Bordeaux.
Inimigos
Na lista de inimizades dos ultras verdes e brancos , constam como é óbvio , os vizinhos Bad Gones do Olympique de Lyon , os marselheses e os grupos do Nantes.Também não vêem com bons olhos , os ultras do Lille , Strasbourg , Cannes e Nice.
Fanzines
Os ultras do ASSE seguem à risca as regras do movimento ultra , possuindo duas fanzines que têm a nobre tarefa de informar os ultras das suas actividades. São elas :"L'Énfert Vert" (Green Angels ) e " Seul Notre Kop" (Magic Fans) .
Material
Qualquer dos grupos possui bom material , mas o setaque vai para os Green Angels , que em 5 anos produziram : 8 t-shirts , 1 polo , 2 patchs , 1 pin , 1 sweat com capucho , 1 sweat , 1 polo rugby , 2 K7 Video , 1 colete , 13 autocolantes e 5 cachecois.

No comments: