Saturday, October 21, 2006

Benevento - Mentalidade ? ULTRAS


Todos nos questionamos, como é possível em Itália haver grupos na 2ª e 3ª com grandes adesões e entusiasmo. Para este efeito, fomos procurar saber as razões. Para isso entrevistámos um Ultra do Benavento. Vamos procurar saber as razões e conhecer melhor esta tiffoseria, para nos esclarecer um pouco dessa fidelidade. Benavento é uma cidade no sul de Itália, perto de Nápoles. Actualmente milita na série C. Tal como outras curvas desta série C , possui excelentes grupos, e uma curva bastante unida. Desde já agradecemos a colaboração de Fábio e Luca Muollo.

Quando e como nasceu o primeiro grupo ultra? O primeiro grupo ultra a nascer foram os CUCS, formados em 1983, mas já muitos rapazes seguiam a equipa.

Como é a relação entre a cidade e o clube? A relação entre a cidade e o clube actualmente é boa, mas no passado, não havia um bom ambiente.

Como está organizada a curva? A curva está extremamente bem organizada, com tambores, bandeiras e grandes sciarpatas. Todos participam.

Que grupos existem? Actualmente os grupos mais importantes são os Mods , Sanniti , Stregoni , Sconvolts Triggio , Vecchio Cucs , Ultra Shangay , Teste Matte , South Warriors e Freak Brothers.

E a mentalidade? O nosso mote é a honra e fidelidade ás nossas cores, e pensamos que mesmo que a equipa não obtenha bons resultados, segui-la sempre.

Fazem política nas curvas? Políticamente a curva é tendencialmente de direita.

Amigos e inimigos? As nosssas amizades são com o Foggia, Savaio, Isola Liri, Palani, Cerignola, e as nossas rivalidades são com o Salerno, Cava, Nocena , Avellino, Frosinone, Critone , Caserta, Catanzaro e Sora.

Como vêm o futuro do tifo em Itália? Nós não antevemos muito bom futuro, devido à Pay-TV e aos diffidati (elementos que por envolvimento em actos de violência estão impedidos de ir ao estádio).

Qual a melhor tiffoseria em Itália? As melhores em itália são do Roma , Nápoles e Milão.

Vocês em Itália como vêm as claques portuguesas? O tifo em Portugal é alegre e inspira-se muito no modelo italiano.

Como são as relações entre vocês e os jogadores e dirigentes? A relação com os dirigentes e jogadores é boa, mas no passado houve muita repressão aos ultras.

Como é ser tiffosi numa divisão inferior? Para nós tiffosis dos escalões inferiores, sentimo-nos iguais aos outros, porque existem muito boas tiffoserias na série C2, ao contrário de algumas da série B e A ( como Luca e Cremona).

Quais as vossas motivaçoes para apoiar a equipa? As nossas motivaçoes principais são de defender as cores da nossa cidade e dos nossos grupos se fazerem valer.

Uma última mensagem para os adeptos e ultras portugueses? Continuem com o vosso apoio às equipas, e saudações a todos os ultras portugueses.

Entrevista feita por Luis Monteiro para a Revista Super Ultra Nr.31 - Março de 1999

1 comment:

Anonymous said...

Bom blog! Parabéns!