Monday, November 27, 2006

DESCALABRO!

-
Liga de Honra - 11.ª jornada
-
Photobucket - Video and Image Hosting -- 1 --X-- 3-- Photobucket - Video and Image Hosting
-
Só se consegue encontrar explicação para uma arbitragem tão má e tão prejudicial para as nossas cores.
Dois penalties? Fez-se-lhes vista grossa... Mateus devia ter sido expulso? Nada de nada... Um golo em cristalino fora de jogo? Alguém viu?
1000 e poucas pessoas viram tudo isto que só o Sr. Duarte Gomes não quis ver.
Em nome de quê... de quem? A troco do quê?
Será que aqueles que tanto apostaram na promoção à Bwin Liga estão a sentir o tapete a fugir-lhes? Será que equipas que tanto investiram estão a ver a vida a andar para trás? Ontem saí do estádio do Varzim com a clara sensação que é preciso começar a puxar os outsiders cá para baixo.
E é que não adianta nada fazer 60 minutos de grande qualidade... porque há de vir sempre alguém (de bordeaux ou de amarelo fluorescente) que vai deitar por terra o esforço de todo um colectivo.
Amigos, é óbvio e evidente que a crónica ao naufrágio deste domingo tinha de começar por aqui: por uma arbitragem unanimemente escandalosa.
E é o mínimo que se nos oferece sobre o trabalho de um árbitro internacional que provavelmente, à conta do frete de ontem, ainda vai acabar em Alvalade na próxima semana a arbitrar o Sporting x Benfica.
E sobre apito estamos conversados. Por outro lado, mandou o bom senso que nada fosse escrito a quente neste blog para destilar responsabilidades a nível interno e dizer o quanto uns e outros são responsáveis por este desaire.
Aqui somos adeptos... não somos treinadores de bancada e muito menos nos esquecemos que, se houve adversários contra os quais podíamos e devíamos ter feito melhor (Portimonense e Chaves nomeadamente), ontem jogámos contra um dos plantéis de eleição desta edição da Liga de Honra: o Santa Clara mostrou organização táctica na defesa e no meio campo, inteligência no ataque... e audácia... a sua tónica fundamental. E foi muito... mas mesmo muito feliz.
Do outro lado, um Varzim sempre mais mandão que o conjunto açoreano movimentou-se bem a meio campo e jogou certinho. Fez uma primeira parte esclarecida e esclarecedora e entrou de rompante na etapa complementar com Denilson a entrar de relâmpago na área para disparar à queima para as redes à guarda de Botelho.
Era justo o resultado porque premiava a equipa que mais tinha procurado o sucesso. Mas também é verdade que os poveiros abrandaram ligeiramente o ritmo e os açoreanos foram subindo quase sem se dar por ela... mas sem merecer sequer chegar ao empate.
Dúvidas houvesse, as duas bolas ao ferro (ainda o Varzim ganhava por 1-0) revelam bem a infelicidade que bateu à porta da turma às ordens de Horácio.
Felizmente (a bem da essência do jogo) ou infelizmente (em prejuízo da justiça no marcador) o futebol é isso mesmo e o Santa Clara, bafejado pela sorte de não sofrer mais nenhum tento, beneficiou da desatenção (?!?!) do árbitro auxiliar do lado da bancada e do juiz principal e fez o empate por Maurinho.
INJUSTO dizemos nós... INJUSTO e fatal para a motivação poveira. O Varzim acusou o toque do golo e não perdeu a vontade de voltar à dianteira do score... mas caiu na teia montada pelos homens de Paulo Sérgio e foi ficando nervoso.
Melhor exemplo disso é a forma como os açoreanos chegam à vantagem. Pontapé de canto da ala esquerda do ataque do Santa Clara: Marafona fica mal no boneco, falha a intercepção e deixa o esférico à mercê de Basílio a quem bastou somente encostar o corpo à bola.
Desnorte absoluto... o Varzim desapareceu completamente e o Santa Clara (aí sim) assenhorou-se das operações.
Chega por isso ao 1-3 de forma, diria eu, natural... ante um conjunto poveiro ainda mais nervoso e destroçado.
O terceiro 'prego' é da autoria de Basílio que, à frente do indefeso #1 alvi-negro repetiu a gracinha... e só teve mesmo de lhe perguntar para que lado é que queria.
EM SUMA: resultado pesado... castigo duro demais... ainda por cima numa tarde de bater o dente.
Correu mal... mesmo muito mal! E lá vimos nós por aí abaixo!
-

1 comment:

Anonymous said...

O dinheiro do governo regional....